Índice do fórum Portal Tupiniquim PT Apresentações
trabalhar em portugal | Registre-se para enviar mensagens |
| Agrupar | Novos primeiro | Tópico anterior | Próximo tópico | Fim da página |
| Enviado por | Organizado por tópicos |
|---|---|
| Marf | Enviado em: 13/01/2010 01:41 |
Iniciante ![]() ![]() Usuário desde:: 17/11/2009 Localidade: Mensagens: 4 |
Re: trabalhar em portugal Meus amigo, eu conheço um pediátra, mas estou sem contato há muito tempo.Ele é brasileiro e tem cidadania espanhola e vive lá e cá. Pelo que sabia dele, atendia particular e tava sempre de agenda cheia. A consulta particular geralmente é entre 60 a 80 euros (depende da especialidade)...Eu não conheço ainda Lisboa, mas acho que aqui (PORTO) deve ser melhor pra viver que lá, pelo que andei sondando...
Estamos morando em Ermesinde (Concelho de Valongo)- Porto, há 1 ano. Meu marido é eng. informático em uma empresa de brasileiros. Minha filha de 6 anos está na escola pública, tudo em Ermesinde mesmo (conhecida como cidade dormitório por ser muito calma e muito verde). E eu agora é que consegui conciliar um trabalho (free lance) com as funções de casa...nada é fácil e não foi fácil, cada dia é um leão a abater. Aqui vai um pouco do que vimos e vivemos... Hospitais e médicos, centro médicos e particulares: -não encontrei profissionais competentes nas vezes que precisei de oftalmologia (acompanhamento estrabismo), pediatria e urgência para minha filha...tive que praticamente apertar o pescoço da pediatra incopetente do centro médico para ela encaminhar ao hospital correto (que ela sabia desde o inicio e mandou para outro), tendo em vista que minha filha só teria a primeira consulta dentro de 1 ano, coisa que nao poderia esperar, senao ficaria cega. Fora a discriminação que fazem por se tratar de brasileiros.Porém, o tratamento fica diferenciado formos "sr.(a) doutor (a)" (qualquer faculdade). Com isso providenciei um plano de saúde nas pressas, mesmo sem muitas posses. Quando chegou a marcação da consulta do hospital púplico,pelo correio, minha filha já estava usando óculos e fazendo o tratamento...tudo particular. Só agora, depois de 1 ano é que passou a ser atendida, mas estou com medo, pois ela terá que fazer a cirurgia da vista. Outro caso: ela levou uma queda na escola e nao andava, fui na urgência, eles nem sequer fizeram um raio X, a mandaram levantar e tentar andar - na própria triagem e logo em seguida a liberaram...tive que imobilizar o pé da menina em casa mesmo até conseguir firmar o pé no chão. Tem hospitais de primeira, equipadíssimos, mas não há médicos nem enfermeiras...pois os mesmos atendem em H.particular e na maioria são mercenários mesmo, sem exagero! Salvo uma pediátra, que por pura sorte encontrei na hora certa (tbm particular) e bem perto da minha casa. O melhor atendimento é dado paras as grávidas, acho que é pq eles incentivam nascimentos por aqui...e querem mais bebês. -Quanto a escolas públicas para menores: pelo que sei, são ótimas. É por escalão A (paga todas as despesas da criança na escola, tais como livros, alimentaçao),B (parcialmente)estabelecido pela Segurança Social (de acordo com a renda familiar). E é depositado o abono em conta. Se a criança repetir de ano, perde o direito dos livros. A partir da primeira série tbm tem direito ao computador para fins escolares, pagando por ele 50 ou 20 euros, de acordo tbm com o escalão. A criança fica de 9 as 17:30 na escola. Na da minha filha é assim. Pelo que sei tbm tem as ATls (como se fossem creches, centro de atividades) para crianças que não tem com quem ficar quando os pais trabalham fora, mas tem que se increver e esperar...ainda vou ver direito isso. Para jovens até 23 anos que ainda estão até o secundário (nivel médio) é uma maravilha em termos de conquistas profissionais (até a faculdade) com baixo custo e ótimos incentivos para os mais velhos que ainda nao terminaram o secundário. Porém, mais uma vez alertando que para brasileiros dificultam mais, pois estou há quase 1 ano esperando minha equivalência escolar para só então saber o que estudar. Massssssssss!!!!!! Se eu pagar o curso, que não é barato,eles aceitam meu certificado como está. - Despesas mensais: depende de cada um... Mercado: em média 200 euros ou mais um pouquinho; aluguel e cond 350 (apto de 2 qto, sala,cozinha,banheiro, varanda, hall e garagem)...luz: 35 (período de frio)... água 25 euros....gás 16 euros ...escola 20 (média)...plano de saúde ....95 euros (6 anos, 35 a e 45 a)...........sem glamour! A parte melhor: o Porto é lindo, adoro! A dica é: se queres vir, seja para qualquer parte de Portugal, se previna! Traga toda documentação necessária e a desnecessária, tudo carimbado pelo consulado português no Brasil (pagar, pagar e pagar)...se tiver cidadania portuguesa, melhor pra vc! Se não tiver, vai ter que "enfrentar a demora e burocracia portuguesa" no SEF (e pagar, pagar e pagar)...Prepare-se e não desanime com as pedras que vão jogando na sua frente nem caras feias e resmungões, discriminação clára... No nosso caso, depois de estarmos aqui (todos), meu marido teve que voltar ao consulado portugues, no Brasil porque a lei havia mudado justamente mês anterior a contrataçao dele na empresa e o tal acordo Brasil/Portugal não ajudou muito. Resultado: o tempo que ele teve que esperar no Brasil até sair a resposta daqui (PT), eu e minha filha acabamos ficando ilegais e tendo que pagar depois uma soma bem alta da multa ao SEF, por uma coisa tão simples, que poderia ter sido resolvido aqui mesmo...além das despesas de avião para carimbar um papel e uma assinatura do SR.Cônsul. Mas a gente está aqui e tem que seguir as leis do País, assim me respondeu o Itamaraty quando busquei ajuda neste sentido, na época. Mas a tempestade passou...graças a Deus! Sucesso pra quem vem! |
| leojbatist | Enviado em: 24/04/2010 00:39 |
Iniciante ![]() ![]() Usuário desde:: 24/4/2010 Localidade: Mensagens: 1 |
Re: trabalhar em portugal Olá Fgialluisi também sou médico e estou iniciando meu reconhecimento de diploma também...
Você já conseguiu o seu reconhecimento ...??? Gostaria de certas informações .... |
| JaneCerasi | Enviado em: 20/05/2010 11:43 |
Iniciante ![]() ![]() Usuário desde:: 10/2/2010 Localidade: Mensagens: 7 |
Re: trabalhar em portugal Olá Marf... tomara que vc receba notificação por e-mail porque seu comentario ja tem um tempinho.
Estou em Portugal ha 5 meses e tentando organizar a vida por cá. Gostaria de saber a respeito de planos de saúde, se vc fez uma pesquisa, quais os melhores, esta satisfeita com o seu, etc? Abç e obg Jane |
| Heveline | Enviado em: 04/09/2010 02:55 |
Iniciante ![]() ![]() Usuário desde:: 04/9/2010 Localidade: Mensagens: 1 |
Residencia medica em Portugal Olá! Sou estudante de medicina da UFMG e penso em fazer residencia medica em Coimbra. Alguém sabe como consigo isso e se vale a pena?
Mto obrigada! |
| « 1 (2) | |
| Agrupar | Novos primeiro | Tópico anterior | Próximo tópico | Topo |
| Registre-se para enviar mensagens | |

Hoje: 0
Ontem: 0
Total: 1964
Visitantes : 3
Usuários : 0
Total: 3